quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gestão de Pessoas - Competência e Gestão por Competências

Segundo Chiavenato (2009), competências são características pessoais essenciais para o desempenho de uma atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas. Elas podem ser observadas no cotidiano do trabalho ou em situações de teste. Surgem na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal. Sabe quando você vai fazer uma entrevista de emprego e eles começam a fazer perguntas sobre o teu dia-a-dia, o que você gosta de fazer, onde estudou, o que gosta de ler, como lida com determinadas situações de trabalho, etc? Isto é uma forma de analisar se você tem as competências que a empresa está procurando.

Uma empresa inteligente procura criar um leque de competências básicas que possa levar ao sucesso do seu negócio. Sendo assim, ao invés de gastar com programas de treinamentos para fazer com que seus empregados adquiram tais competências, já no recrutamento e seleção de pessoal, essas características são selecionadas. Isto irá aos poucos agregando valor e futuros resultados à organização. É aí que entra outro termo que caí bastante em concursos que é “Gestão por Competência”. Que nada mais é do que um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando pontos de excelência e pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento e tendo por base certos critérios mensuráveis objetivamente.

3 questões da ESAF sobre Competências:

1 - (ANEEL 2006/ESAF) Indique a opção correta.

No seu sentido mais amplo por competências humanas se entende

a) o estoque de qualificações que credenciam a pessoa a exercer um trabalho.
b) as realizações da pessoa em determinado contexto.
c) a sinergia entre qualificações e desempenho individual e organizacional.
d) o valor social agregado ao produto ou serviço da organização.
e) a experiência profissional acumulada na organização.

2- (ANEEL 2006/ESAF) A gestão por competências tem sido apontada por vários autores como uma das formas das organizações obterem vantagem competiva. Com relação a essa frase é correto afirmar que:

a) a vantagem competitiva provém do processo de negociação que se estabelece entre as lideranças dos funcionários e a direção da organização.
b) a vantagem competitiva provém do esforço da organização em identificar requisitos básicos para preenchimento de cargos.
c) a vantagem competitiva provém do processo de remuneração variável que se implanta na organização.
d) a vantagem competitiva provém do esforço de capacitação voltado para melhoria da qualidade e atendimento ao cliente.
e) a vantagem competitiva provém do esforço de relacionar as aptidões do quadro de funcionários a resultados organizacionais.

3- (ANEEL 2006/ESAF) Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: “Competências podem ser descritas ...”

a) na forma de referenciais de desempenho ou dimensões da competência.
b) na forma de requisitos de escolaridade ou de experiência.
c) na forma de atribuições a serem desempenhadas no cargo.
d) na forma de cursos de treinamento a serem realizados.
e) na forma de atitudes esperadas do ocupante do cargo no desempenho de suas funções.

gabarito 1C 2E 3A

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier, 2009.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, sua postagem serviu como base para aprofundar. As questões e o conteúdo se encaixam perfeitamente nos requisitos do edital que estou estudando. Mas o diferencial foi a fonte que deixo no fim do texto


    Valeu

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